Existem três maneiras em que o seu pneu poderá ser reaproveitado, uma vez que a banda de rodagem (tread), ou a parte superior do pneu que entra em contato com a pista, estiver abaixo do limite de uso recomendado para ele. Salientamos que, normalmente menos de 85% dos pneus de carro passageiro poderão ser reaproveitados. Isso por muitas razões, a principal é devido aos arames de metal no interior do pneu, que podem apresentar problemas e isto compromete a estabilidade do pneu. Indicamos para as pessoas que desejam contribuir com a preservação do meio e permitem que seu pneu seja reaproveitado, não utilizem seu pneu até chegar o ponto de aparecerem os arames e sim até o nível indicado pela barra de desgaste (como saber se está na hora de trocar seu pneu).
É basicamente o processo de trocar a banda de rodagem (tread) usada por um novo. Há duas maneiras de se realizar este processo, a frio ou a quente. O processo a frio é feito utilizando um pneu pré moldado que obtém uma banda de rodagem que já com desenho e um tipo de cola do lado oposto que faz a banda grudar no pneu a uma temperatura de 110°C. Na recapagem a quente, ao contrário anterior, se utiliza algo chamado camelback, isto é, banda crua que grudar ao pneu e formar um desenho uma vez que colocado num molde na tempertatura de 150°C.
Na recauchutagem não somente a banda de rodagem como também os ombros da caraça são cobertos com uma camada de camelback. Logo depois o pneu é colocado dentro de um molde e aquecido conforme o processo à quente (150°C), o camelback obtêm seu desenho.
Remoldagem, mais conhecido como talão a talão, é o processo de reformar o pneu por aplicar uma camada de camelback na banda de rodagem, parede (lateiras) e nos ombros da carcaça. O pneu é depois colocado dentro de um molde e submetido ao processo à quente (150°C), o camelback obtêm seu desenho.