O alinhamento ajusta os ângulos das rodas mantendo-as perpendiculares ao solo e paralelas entre si, dando estabilidade ao veículo, maior vida útil dos pneus e economia de combustível, pois diminui o atrito do pneu no solo, poupando esforço do veículo.
No manual do veículo devem constar as recomendações do fabricante quanto ao prazo ou quilometragem, ainda assim, tenha em mente que esses reparos podem ser antecipados devido ao uso do veículo.
Uma avaria causada por uma batida mais forte em um buraco por exemplo, além disso, se o motorista observar desgaste irregular na banda de rodagem (parte do pneu que toca o chão) e volante puxar para um lado quando está dirigindo está na hora de fazer um alinhamento.
O balanceamento é necessário para suprimir trepidações que possam ocorrer no volante do carro. Além disto, quando há desbalanceamento, a direção torna-se instável e ocorre um desgaste irregular dos pneus.
A maneira mais comum de perceber um veículo com pneus desbalanceados é quando o motorista sente trepidação no volante – ou as vezes vibrações no veículo todo – ao alcançar velocidade média de 60km/h.
Porém, quando os pneus do eixo trativo e dos eixos auxiliares esta desbalanceado, é mais difícil perceber as vibrações. Por esse motivo é necessário balancear todas as rodas com frequência.
Quando fazer balanceamento:
– Sempre que houver substituições de pneus;
– Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras
– Por ocasião de vibrações no volante
Você foi orientado a fazer cambagem das rodas do seu carro? Primeiro, preciso explicar que “camber” é o ângulo que as rodas possuem em relação ao eixo perpendicular ao solo, e “cambagem” é como se chamou o processo para ajustar este ângulo.
De forma popular, podemos dizer que “camber negativo” é quando o carro está com as rodas inclinadas para fora da carroceria. Quando estão inclinadas para dentro, ele está com “camber positivo”.
Cada carro possui um ângulo ideal de “camber” e uma tolerância. Qualquer ângulo que esteja dentro desta faixa mantem as boas condições de dirigibilidade e estabilidade do veículo.
O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim, você garante que o carro sairá da manutenção perfeitamente regulado. É importante também, sempre observar o comportamento do seu carro.
O estepe é o quinto pneu do veículo, tem como função resolver rapidamente a situação de pneu furado. Como o estepe passa muito tempo sem uso, é necessário ficar atento ao seu estado de conservação. É essencial estar como o estepe calibrado. Isso garante que ele esteja pronto para o uso quando você precisar. O ideal é checar o manual do veículo para saber qual é a pressão para carga máxima do carro, calibre o estepe com cinco libras a mais do que você coloca nos quatros pneus de rodagem, assim é possível garantir que, mesmo com a perda de pressão o estepe esteja em voas condições de uso.
Para os demais pneus em uso no veículo recomenda-se calibrar a cada semana observando a quantidade de pressão indicada no manual do veículo. Calibrar sempre que possível com os pneus frios.
É a inclinação do pin para a frente ou para trás, com relação a vertical, a fim de proporcionar melhor dirigibilidade ao veículo quando em movimento. Pouco caster ou nenhum ocasiona uma trepidação da roda, que resulta em desgaste em pontos localizados da banda de rodagem. Caster excessivo provoca o “shimmy” ou vibração e desgaste total da banda. Caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando desgaste irregular.
O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim, você garante que o carro sairá da manutenção perfeitamente regulado. E importante também, sempre observar o comportamento do seu carro.
Pneus tubetype que necessitam de montagem com câmara podem sofrer perfurações e com isso o conjunto, pneu, câmara e protetor serem danificados.
Em alguns casos o reparo da câmara e pneu podem ser feitos a frio dependendo do dano causado. A avaliação do dano á determinante para execução ou não do reparo.
A aplicação de graxa correta é outro ponto de atenção para caminhões. O tipo de graxa e o modo como ela é aplicada corresponde a mais de 90% das exigências de durabilidade dos componentes que requerem essa lubrificação. A ausência de graxa pode resultar em componentes desgastados rapidamente, além de elevar o sistema a temperaturas acima dos 130ºC, que é o limite desses componentes.
Por isso, em operações fora da estrada, o cuidado com a lubrificação deve ser ainda maior. A indicação é que, além das verificações de rotina, seja realizada a verificação da quantidade e qualidade da graxa nos componentes toda vez que o veículo entrar em contato com níveis altos de agua ou lama, como acontece em enchentes e acabamento.
É comum que os carros tenham que realizar periodicamente o embuchamento de eixo para aumentar o desempenho de suspensão. Isso se faz necessário porque, com o tempo, há o ressecamento e a deformação da bucha do eixo de suspensão e diversas propriedades que fazem a bucha oferecer vantagens ao veículo são perdidas.
Assim, no embuchamento de eixo, todas essas vantagens são obtidas novamente. O veículo terá de voltar a sua capacidade elástica e com isso poderá absorver os impactos de forma correta, sem que haja choque e contato entre componentes metálicos do veículo, o que pode acabar danificando.
A montagem e desmontagem do pneu é necessária para substituição do mesmo, rodízios, reparos de danos e recapagem. Essa atividade deve ser feita por profissionais qualificados para que seja garantida a integridade tanto da roda quanto do conjunto, pneu, câmara e protetor (quando for o caso). Recomenda-se sempre substituir as válvulas e após a calibragem correta do pneu proceder o balanceamento do conjunto.
O rodizio dos pneus tem como objetivo uniformizar os desgastes além de evitar a deterioração prematura da borracha. No caso dos caminhões, que possuem pneus externos e internos, o gasto pode ser bem irregular se nada for feito pelo motorista.
Vale lembrar que vários fatores interferem na vida útil do pneu, como quilometragem rodada, tipo de piso, carga suportada, condições meteorologias, além, e claro, da manutenção preventiva
A toca de barra de direção se dá quando a mesma cria folgas por desgastes naturais ou quando uma das rodas dianteiras batem em um buraco ou o veículo sofre um acidente que afete uma das rodas. Toda vez que ela for substituída, será necessário fazer alinhamento de direção, pois ela é a peça responsável por virar as rodas quando giramos o volante. Quando sentir um barulho refletindo no volante provavelmente está na hora de trocar a barra de direção ou substituir as ponteiras.
Ao sentir trepidação no volante com o carro acelerado, o melhor é fazer uma revisão na suspensão. Os terminais de direção são pequenas peças que ligam o sistema de direção dos carros as rodas. Quando estão gastos, ficam com folga e provocam a trepidação da direção, neste caso as peças devem ser trocadas imediatamente. Ex.: bieletas, pivot, buchas da barra estabilizadora.
A troca de óleo do veículo é uma manutenção importante que consiste na substituição do óleo lubrificante do motor para garantir o bom funcionamento do veículo e prolongar sua vida útil.
O óleo lubrificante é responsável por reduzir o atrito entre as peças móveis do motor, além de proteger contra o desgaste e corrosão. Com o tempo, o óleo perde suas propriedades e não consegue mais desempenhar suas funções adequadamente, podendo causar danos ao motor.
Recapamos pneus de carga, meia carga com a banda BANDAG/Bridgestone
Recapamos pneus de carga, meia carga com a banda BANDAG/Bridgestone
A alta qualidade e tecnologia dos produtos Bridgestone levaram a empresa a liderança no mercado mundial de pneus. Com plantas em 22 países, a Bridgestone tem no mundo uma equipe de 138 mil integrantes. São 187 fábricas, sendo 76 de pneus, 19 de matérias-primas e 92 de produtos diversificados (autopeças, semicondutores, equipamentos para golfe e tênis, bicicletas)
A Firestone foi fundada em 3 de agosto de 1900, em Ohio (EUA), com o nome de Firestone Tire & Rubber Company, pelo jovem empreendedor Harvey Firestone. Inicialmente, a empresa fabricava pneus para carruagens e contava, então, com 12 empregados. Desde o início, Firestone se preocupou com a constante melhoria da qualidade de seus produtos.
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